4. Fazendo notícias sobre si mesmo - Cláudio Fernando Costa | Psiquiatria
slide

 

4. Fazendo notícias sobre si mesmo

--- A sua vida. E a dos outros. ---

     Gostamos de saber da vida dos outros. E de comentar. Provavelmente é por aí que traçamos os parâmetros de onde está a normalidade e então aderimos a uma tendência, seja com um novo estilo de roupa ou incorporando o uso de um recém-criado significado para uma velha palavra. Reportagens sobre a vida e pseudo-flagrantes de celebridades sempre povoaram os meios de comunicação, alimentando continuamente essa sede de ver e falar da vida alheia. E pra quem nem é tão famoso assim, esse mesmo comportamento se observa nas redes sociais. Fotos de viagens, de comidas, de diversão. São pessoas fazendo notícias sobre si mesmas. Os mais audazes elaboram e inovam no conteúdo, a maioria reproduz o que outros já fizeram e todos gostam da repercussão e dos comentários elogiosos que surgem. Dizer que a roupa do outro está bonita, reparar que a amiga cortou o cabelo e está com óculos novos são maneiras de mostrar que você se importa e essa atenção gera vínculo ao mesmo tempo que suaviza as relações interpessoais do cotidiano.
     E se você faz postagens que gerem compromissos, ainda melhor, pois além de estimular a interação, isso pode fazer com que você tenha um motivador maior para manter uma dieta ou continuar na academia, já que a cobrança vai aumentar... Notícias baseadas em fatos não verdadeiros, que exponham outras pessoas ou com objetivo de provocar maliciosamente quem quer que seja vão gerar outros efeitos. Também é prudente atentar com qual grupo de pessoas você deseja exibir sua novidade, sob o risco de ver voltar contra si opiniões que não agradem. Então, use essa característica humana a seu favor e planeje o próximo cardápio, tire foto do almoço que você fez, do livro que você leu, do percurso que você correu, do cachorro que te lambeu e compartilhe!
 

Cláudio F. Costa, set/2016

  Deixe seu comentário!

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Envie seu comentário preenchendo os campos abaixo

Nome
E-mail
Localização
Comentário
Tecnologia do Google TradutorTradutor